• CONTENT
Arquitetura

Rua da Música movimenta Curitiba

Onde: Curitiba • 18 de Julho - 2025 |

Com ambientações inspiradas em ritmos musicais, novo polo gastronômico e cultural inaugura nesta sexta em Curitiba.

Foto Ricardo Marajó

Curitiba inaugura nesta sexta-feira (18) um novo marco em seu já expressivo cenário cultural: a Rua da Música, atração inédita dentro do Parque Jaime Lerner (antigo Parque das Pedreiras), entre a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame. A rua, neste caso, é o espaço interno que dá acesso à Pedreira, originalmente um corredor revestido de asfalto, mas que agora passa a ser um calçadão a céu aberto com foco em gastronomia temática, design arquitetônico imersivo e ambientações que remetem a estilos musicais e culturais. O projeto integra o processo de revitalização liderado pela DC Set Group, que reposiciona o parque como o maior complexo musical do Brasil.

 

Rua da Música, entre a Ópera de Arame e a Pedreira, será o novo polo gastronômico da cidade. Foto Ricardo Marajó

 

Aqui todos os seis restaurantes foram projetados para representar um ritmo musical específico por meio da ambientação. Cinco deles têm a assinatura de André Henning, arquiteto reconhecido por integrar cenografia, funcionalidade e narrativa em espaços comerciais. Cada ambiente traduz um estilo musical por meio de materiais, cores, iluminação e mobiliário, oferecendo uma experiência sensorial única que conecta o público à identidade sonora e visual de cada proposta.

 

 

Fotos Gabriel Spinardi

 

Entre os destaques, o Ernesto Music Hall apresenta atmosfera clássica, marcada por painéis monumentais e um piano emoldurado por cortinas vermelhas, inspirado em jazz e R&B.

 

 

Fotos Gabriel Spinardi

 

Já o Mustang Sally exibe o espírito do rock’n’roll e do universo tex-mex, com cores intensas e referências aos diners norte-americanos.

 

 

Fotos Gabriel Spinardi

 

O CanaBenta, conhecido pela boemia curitibana, aposta em pandeiros-luminárias, ladrilhos hidráulicos e cobogós amarelos que evocam o samba e o pagode com pegada retrô.

 

O Olaria, por sua vez, traz uma leitura suave da MPB com paleta terrosa e arquitetura leve. Fechando o circuito, o Rosso chega como bar inédito e palco de apresentações musicais, com estrutura metálica aparente e tecidos esvoaçantes — uma ode ao espírito dos grandes festivais.

 

“A proposta foi traduzir a música em arquitetura. Cada casa tem sua trilha sonora visual e espacial”, comenta André Henning, que também assina o projeto urbanístico da Rua da Música, incluindo iluminação e mobiliário.

 

 

 

O sexto restaurante que fará parte da Rua da Música é a hamburgueria Cão Véio, do chef Henrique Fogaça, com pegada rock’n’roll. A nova unidade trará sanduíches autorais, chopes artesanais e ambientação temática inspirada no universo do rock.

 

Além das operações gastronômicas, o espaço receberá a exposição permanente Geração Pedreira, também projetada por Henning, dedicada à história da Pedreira Paulo Leminski. Com fotos, objetos e depoimentos, o acervo rememora desde a inauguração do espaço até sua transformação em ícone cultural da cidade.

 

Foto Ricardo Marajó

 

“O nascimento da Rua da Música representa um marco histórico no coração da Pedreira e da Ópera de Arame. Curitiba acolhe, se reinventa e se projeta como referência no cenário cultural, do turismo e do entretenimento”, afirma Helinho Pimentel, CEO e sócio da DC Set no Parque.

 

A Rua da Música se posiciona como novo destino para moradores e turistas que buscam experiências autênticas. Os restaurantes comportam em média 70 pessoas sentadas, com operação voltada ao lazer, à boa mesa e à convivência em um cenário emblemático da capital paranaense.

 

O PARQUE JAIME LERNER


O Parque Jaime Lerner é um importante complexo cultural, ambiental e de lazer em Curitiba, de mais de 100.000?m², composto pela Ópera de Arame, teatro metálico com paredes de vidro, inaugurado em 1992 e com capacidade para cerca de 1.600 pessoas; a Pedreira Paulo Leminski, espaço multiuso e palco para grandes eventos musicais; o Farol das Cidades, uma biblioteca memorial em homenagem a Jaime Lerner, idealizada com apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC) e da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba; o Memorial Jaime Lerner, inaugurado em dezembro de 2021, com escultura em bronze e painéis em relevo, que homenageiam a trajetória do urbanista; e a mais recente novidade: a Rua da Música. Administrado pela Prefeitura de Curitiba sob regime de concessão, o parque está localizado na Rua João Gava, 970, no bairro Abranches.

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook