• CONTENT
Interiores

Reforma mantém memória e identidade

Onde: São Paulo • 13 de Fevereiro - 2026 | Fotos Dudu Linhares

Projeto preserva estrutura original, incorpora memorabilia e valoriza madeira e peças artesanais.

Uma reforma de casa pode seguir dois caminhos: apagar o passado ou utilizá-lo como matéria-prima. Um caminho assertivo é quando a arquitetura existente é assumida como parte do projeto e avança muito além da atualização estética. Ganha densidade, identidade e coerência com a história do morador.

 

Na Casa Saborosa, no Planalto Paulista, em São Paulo, a arquiteta Rafaela Caminhola, do Samba Estúdio, conduz uma reforma de casa que parte da estrutura original para construir uma narrativa contemporânea com referências ao design brasileiro e ao Mid-Century Modern.

 

 

Com 250 m² e pé-direito de 3,30 m, a residência teve preservadas as vigas de concreto aparente e a escada original como elementos estruturantes do projeto. Em vez de ocultar essas marcas do tempo, a reforma as incorpora como linguagem. O concreto exposto quase desaparece devido ao intenso uso de madeira natural, mobiliário de desenho atemporal e peças que carregam memória afetiva.

 

Reforma de casa e bem-estar: o valor da permanência


Do ponto de vista arquitetônico, manter elementos da construção original não é apenas uma decisão formal. Trata-se de uma escolha que impacta diretamente a sensação de pertencimento e continuidade. Em reformas residenciais, a preservação de estruturas existentes reduz intervenções desnecessárias e mantém proporções que já funcionam espacialmente.

 

 

Na Casa Saborosa, o piso original em madeira cumaru foi restaurado. A madeira, além de contribuir para conforto térmico e acústico, atua como elemento de estabilidade visual. Sua presença contínua organiza os ambientes e cria base para a inserção de mobiliário com referências ao contemporâneo brasileiro e ao Mid-Century Modern.

 

 

 

Outro ponto relevante na reforma de casa foi o redesenho das esquadrias com gelosias. Além da intervenção qualificar a entrada de luz natural e ventilação, garante também privacidade.
A escolha por materiais naturais — como madeira e elementos decorativos— reforça uma atmosfera tátil. Peças e objetos, trazem textura e conexão com tradições artesanais brasileiras.

 

 

 

Comentários
Deixe seu comentário

Identificação X
entrar usando o facebook