Quer saber se a cor funciona?
Onde: • 19 de Julho - 2025 |Escolher cor pelo catálogo pode ser frustrante. Ver a aplicação em ambientes reais é a forma mais segura de decidir.

Escolher a cor certa para um ambiente é, sem dúvida, um dos maiores desafios na hora de decorar. A dúvida sobre como aquele tom vai se comportar na luz natural, se combina com o mobiliário, ou se irá transmitir a sensação desejada é recorrente — e muito real. Não à toa, os vídeos mais acessados no canal da Casa Sul são justamente sobre isso: que cor usar e em qual ambiente. (veja os links ao final desta matéria).
Mas uma ótima oportunidade para ver tudo isso, na prática, é visitar a CASACOR Paraná 2025. Nesta edição, a curadoria de cores da Coral se destaca em dez ambientes com propostas ousadas, sensíveis e conectadas às emoções. Os espaços vão além da estética: apostam na cor como linguagem, afeto e propósito.
Veja como cada ambiente usou os tons para criar atmosferas únicas:
Azul Marinho Vibrante – Banheiro Canto da Mata
Assinado por Ana Paula Brixel, o ambiente usa o azul profundo nas paredes e no teto, evocando a imensidão do mar e remetendo à floresta amazônica. A cor cria a base para musgo natural e pedras que homenageiam a cultura indígena.
Navios ao Mar, Mergulho Sereno e Branco Cru – Bar
No projeto de Givago Ferentz, os azuis e brancos remetem ao universo marinho. Combinados a formas fluídas e texturas orgânicas, reforçam a ideia de imersão e bem-estar.
Café Místico, Cinza Misterioso e Branco Cru – Bilheteria
O trio de cores forma a paleta sensorial do espaço criado por Mariluci Brambilla, Silmara Araújo e Simonia Celeri. Aplicadas com base no neurodesign, elas conduzem o visitante à mostra com suavidade e afeto.
Santa Rosa, Café Místico, Atmosfera, Bela Urze – Casa Manacá
Na tiny house de Amanda Xavier e Debora Borkoski, os tons de rosa e branco reforçam o acolhimento e o protagonismo feminino, em contraste com o verde da marcenaria. A construção de 14 m² é móvel e surpreendente.
Meditação (Velvet) e Verde Araucária (Decora Matte) – Refúgio Verde by Balaroti
O trio Marcelo Melhado, Giancarlos Malacarne e Mariana Lozano criou um ambiente de biofilia e bem-estar. As nuances de verde dialogam com painéis de musgo e materiais naturais.
Pinheiro Londrino e Inverno Londrino – Hall da Casa
Walkiria Nossol usou a profundidade do verde nas paredes e um cinza sutil no teto para valorizar a escada escultural e o projeto luminotécnico com efeito cênico.
Vinho Sofisticado e Branco Confeiteiro – Circulação e Toilette
No espaço de Janaína Marques, o tom vinho nas paredes e teto cria uma atmosfera íntima e sofisticada. A iluminação e os elementos naturais completam o cenário contemplativo.
Bola de Basquete, Quartzo, Azul Fênix e Caminho do Jardim – Pet Hall
Pensado para os animais de estimação, o ambiente de Lucas Sampieri Samara e Maria Luisa Bechtold utiliza cores com efeito terapêutico, sem abrir mão da integração com o décor da casa.
Toque de Imbuia – Sala Âmbar
Mariana Andrade e Raissa Lamy criaram um espaço para contemplação, com bar e charutaria. A cor quente no teto e paredes convida à permanência e ao acolhimento.
Calma Natural – Sala Entre Casulos
Na sala de jantar de Alessandra Gandolfi, a arquitetura biomimética encontra nas formas orgânicas e no tom verde-claro uma sensação de refúgio coletivo, inspirado na cooperação dos casulos.
A CASACOR Paraná segue aberta até o fim de julho em Curitiba. Para quem deseja entender, sentir e testar o poder das cores nos ambientes, vale a visita.
Confira abaixo os links para ver todos nossos vídeos sobre cor no canal Casa Sul.
https://www.casasul.com.br/verde-na-decoracao-como-usar-a-cor-sem-errar
https://www.casasul.com.br/tintas-para-fachadas
https://www.casasul.com.br/cubas-e-torneiras-coloridas
https://www.casasul.com.br/qual-a-melhor-tinta-para-pintar-fachadas
https://www.casasul.com.br/uma-cor-para-cada-ambiente