Espaço pet na decoração atual
Onde: Curitiba • 16 de Julho - 2025 | Fotos Jackson M. SiqueiraAmbientes projetados para cães e gatos trazem bem-estar, materiais práticos e ainda valorizam a estética da casa.

Os pets ganharam de vez um lugar especial dentro de casas e apartamentos, e não apenas no coração da família. Ambientes planejados exclusivamente para eles são cada vez mais comuns nos projetos para que todos os moradores — humanos ou não — aproveitem o lar com mais conforto.
Um espaço pet bem projetado começa pela escolha de materiais resistentes e fáceis de limpar, como porcelanatos, vinílicos e tecidos impermeáveis, que evitam manchas e odores. Tapetes de trama curta também facilitam a rotina, enquanto camas e almofadas em proporções adequadas oferecem um cantinho de descanso sob medida.
O conforto térmico e acústico é outro ponto importante: ambientes protegidos do vento e do sol forte ajudam a manter cães e gatos tranquilos. Um local fixo para bebedouros e comedouros — de preferência sobre superfícies práticas — contribui para a organização. Já nichos e circuitos elevados criam estímulos para gatos, enquanto cães aproveitam brinquedos e áreas livres para se espalhar.
Mais do que funcionais, esses espaços podem — e devem — estar integrados ao restante da decoração, seguindo o mesmo estilo e acabamentos. É o que demonstra o Pet Hall criado por Lucas Sampieri Samara e Maria Luisa Borato Bechtold para a CASACOR Paraná 2025, instalado no corredor íntimo da casa. O ambiente combina materiais que valorizam o design, soluções que facilitam a limpeza e detalhes que promovem o bem-estar, mostrando como é possível cuidar dos pets e da casa ao mesmo tempo. A mostra pode ser visitada até 27 de julho, em Curitiba.