• CONTENT
Arquitetura

Casa em meio à mata

Onde: Ubatuba • 03 de Fevereiro - 2026 | Fotos João Paulo Soares de Oliveira

Residência de 260 m² em Ubatuba, rodeada pela Mata Atlântica, utiliza beirais generosos, madeira e planta aberta em conexão direta com a natureza.

Implantada em meio à vegetação intensa da Mata Atlântica, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, esta casa de 260 m² assinada pelo escritório Pitta Arquitetura parte de uma proposta clara de integração com o entorno. O projeto teve oito meses de desenvolvimento e um ano e meio de obra.

 

Composta por dois pavimentos, a casa recebeu uma cobertura inclinada, formada por quatro planos que se encontram no topo do telhado, revestido com telha shingle preta, tornando se um elemento marcante da residência. Além do componente estético, os grandes beirais criam áreas de transição entre interior e exterior, protegem os ambientes da incidência direta do sol e criam espaços sombreados junto às varandas e áreas abertas.

 

No térreo, a planta aberta integra sala de estar, jantar e cozinha com ilha central. Esse conjunto se conecta diretamente à varanda gourmet, que pode ser isolada por meio de painéis do tipo camarão, painéis articulados que se dobram lateralmente e permitem abrir ou fechar completamente o espaço conforme a necessidade. O térreo comporta também três suítes. Uma delas possui portas que se abrem diretamente para o jardim e a piscina, relação pensada especialmente para as crianças e para o uso frequente das áreas externas.

 

No pavimento superior, a configuração muda. A suíte master e a sala de TV, que também funciona como escritório, formam um espaço mais reservado, com vista para a Serra do Mar. A distribuição dos ambientes organiza a rotina da casa, com o térreo voltado à convivência e o andar superior à privacidade.

 

A escolha dos materiais reforça a relação da casa com a natureza. Painéis de madeira em tom acinzentado contrastam com a estrutura metálica preta, criando uma composição sóbria. A madeira reveste todos os forros internos e avança para as varandas. O material aparece também na marcenaria sob medida presente em elementos como as estantes vazadas da sala e os armários da cozinha.

 

O piso claro percorre as áreas sociais, terraços e a área da piscina. Essa continuidade visual ajuda a dissolver as fronteiras entre ambientes internos e externos e amplia a sensação de integração com a paisagem. Para controlar a entrada de luz, garantir privacidade e permitir a ventilação cruzada, o projeto utiliza extensos painéis de brises e venezianas articuladas.

 

O paisagismo reforça a sensação de imersão na vegetação. Espécies tropicais cercam a residência, garantem privacidade e conduzem o olhar até a piscina, que ocupa posição central na área de lazer.

Comentários
Deixe seu comentário

Você também vai gostar
Identificação X
entrar usando o facebook