Volumetria em Evidência
Onde: Chipre • 02 de Fevereiro - 2026 | Fotos Creative Photo RoomCasa contemporânea de 321 m² em Paphos, Chipre, combina estrutura metálica aparente, volumes bem definidos e integração direta entre áreas sociais, piscina e exterior.
Metal, volumetria bem definida e poucos excessos marcam o projeto desta casa de 321 m² em Paphos, no Chipre. Assinada pelo escritório Vardastudio e concluída em 2024, a residência se distribui em dois pavimentos sobre um terreno de 807 m². A estrutura metálica exposta garante leveza à composição e permite liberdade no desenho dos volumes, que se articulam entre cheios e vazios de forma fluida. O pé-direito duplo da área social amplia a percepção do espaço, enquanto a passarela suspensa cruza o living como um gesto arquitetônico que conecta os ambientes no alto e no baixo, na circulação e na experiência do espaço.
No térreo, sala de estar, jantar e cozinha se organizam em torno de um núcleo central conectado visual e funcionalmente ao exterior e à piscina. A escada metálica com guarda-corpo em vidro integra a linguagem construtiva do conjunto e dialoga com os demais elementos estruturais aparentes.
A passarela suspensa atravessa o vazio do living e estabelece uma relação direta entre os dormitórios no pavimento superior. Sua linearidade contrasta com o volume da parede em concreto aparente, criando uma dinâmica espacial que organiza a casa tanto vertical quanto horizontalmente.
No pavimento superior localizam-se a suíte principal e dois dormitórios. Grandes aberturas associadas a brises metálicos permitem entrada abundante de luz natural ao mesmo tempo em que garantem controle de privacidade.
Externamente, a casa é composta por volumes bem definidos e linhas retas. Planos em reboco branco se alternam com madeira, enquanto guarda-corpos de vidro reforçam a leitura contemporânea. Internamente, aço, concreto aparente e madeira se combinam a tons neutros no piso e mobiliário, que segue a mesma identidade da casa: limpo e sem excessos.