Interiores

Quarto caverna

Onde: Curitiba • 20 de Junho - 2024 | Fotos Samuel Berger

Em ambiente de tom dramático, Marcelo Lopes tira partido do “Mito da Caverna”, de Platão, para provocar uma reflexão sobre a forma como os espaços podem ser projetados

O arquiteto apresenta uma proposta arrojada. Inspirado no “Mito da Caverna”, obra literária de Platão, o ambiente estimula a reflexão ao desafiar as convenções da decoração de interiores.

 

O Mito da Caverna é uma alegoria apresentada por Platão em "A República", onde ele descreve prisioneiros acorrentados em uma caverna desde a infância, que só veem sombras projetadas na parede, tomadas como a realidade. Um prisioneiro é libertado e descobre o mundo fora da caverna, percebendo a verdadeira realidade e a luz do sol, simbolizando o conhecimento e a verdade. Ao retornar para libertar os outros, ele é rejeitado, pois preferem a segurança das sombras conhecidas. A alegoria ilustra a jornada do conhecimento, a ignorância humana e a resistência à mudança.

 

 

O tema é representado na provocação sobre a forma como os espaços projetados no presente podem condicionar o futuro. “A proposta é, por meio da ausência de cores e dos contrastes de iluminação, fazer um convite para que pensemos de modo mais crítico e consciente com relação ao que estamos fazendo hoje e como isso nos impactará lá na frente”, explica o arquiteto. O tom dramático do ambiente se dá no jogo de luzes e sombras, contraste que intensifica a experiência dos visitantes e os coloca como protagonistas neste lugar que evoca a transitoriedade humana.

 

 

O projeto monocromático, marcado por tons de cinza e preto, é acentuado pelo uso da iluminação, com destaque para o painel muxarabi iluminado ao fundo da cama. Para estimular a sociedade a construir um mundo com menos desperdícios, o profissional preza por soluções sustentáveis.

 

 

O reaproveitamento da marcenaria é uma delas, como o painel e a estante modulares que facilitam o uso dos móveis por outra pessoa. Mais do que uma assinatura de arquitetura e design, Lopes cria uma experiência sensorial que leva os visitantes à instrospecção, convidando-os à busca por conhecimento.

 

Serviço:

CASACOR Paraná
De 04 de junho a 28 de julho de 2024
Rua Bispo Dom José, 2222, Batel – Curitiba/PR
@casacorpr 
Ingressos: R$90 ou 45 (meia-entrada)
Clique aqui para comprar seu ingresso: https://appcasacor.com.br/events/parana-2024

 

Marcelo Lopes
www.marcelolopesarquitetura.com.br
@marcelolopesarq